PRODUTIVIDADE NAS EMPRESAS: SÍNDROME DE BURNOUT, DIFERENTES ÁREAS, DIFERENTES PERCEPÇÕES?

Raquel Nágela Da Silva Oliveira, Carlos Dias Chaym, Victor Hugo Fernandes de Almeida Ferreira

Resumo


Apesar dos estudos já existentes sobre a Síndrome do Burnout, pouco se sabe sobre ela, sobre suas causas e seu tratamento. Diante disto esse trabalho foi elaborado com o objetivo de comparar o modo como graduandos e graduandas de diferentes áreas do conhecimento compreendem a Síndrome de Burnout. A pesquisa de levantamento tipo Survey foi realizada em uma organização privada do setor de educação. Adotou-se a Escala de Estresse no Trabalho (EET) para identificar quais são os estressores ocupacionais que mais afetam os indivíduos em sua área de atuação, juntamente com a escala Likert ordinal, variando de 1 a 5, desenvolvida por Paschoal e Tamayo (2004). Os resultados indicam que o bem-estar no trabalho tem impacto direto no desempenho, apesar dessa relação não ser muito forte.


Palavras-chave


Síndrome de Burnout. Estresse Ocupacional. Relações Laborais. Graduandos de Áreas Distintas.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

ISSN Versão On Line 2236-0700                                                                                Indexadores e Diretórios:                                                                                                                                                                                                                                  DOAJ- Directory of Open Access Journals http://www.doaj.org/doaj?func=openurl&issn=22374566&genre=journal&uiLanguage=en                                                                                  LATINDEX - Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal http://www.latindex.unam.mx/buscador/ficRev.html?opcion=1&folio=21930                                                                                                                                  Academic Journals Database http://journaldatabase.org/journal/issn2237-4566