ESTUDO DA ASSIMETRIA DA INFORMAÇÃO E SEUS IMPACTOS, A PARTIR DA DIVULGAÇÃO DOS MODELOS DE NEGÓCIOS DAS EMPRESAS NO BRASIL

Júlio Cesar Ferreira, Paulo Cesar Alves, Roberto Frota Decourt

Resumo


Em face ao crescente interesse da temática de Modelo de Negócios (MN) na literatura contábil, em resposta aos textos emitidos pelos organismos internacionais de normatização como IASB - International Accounting Standards Board, FRC -  Financial Reporting Council e o EFRAG - European Financial Reporting Advisory Group, que consideram os conceitos de MN, este estudo tem por objetivo investigar, sob a perspectiva da Teoria da Sinalização, a presença de assimetria de informação na divulgação das informações sobre MN de empresas listadas no Índice Brasil Amplo (IBrA) da B3; identificando quais os canais de divulgação utilizados para apresentar os conceitos de MN, medindo como estes são divulgados pelas empresas, usando uma definição e um padrão teórico específico, e analisando o comportamento das variáveis através de regressões lineares múltiplas. O estudo mostra que, das 15.896 unidades de registro referentes ao MN, a grande maioria (41,4%) diz respeito à componente “Equação Econômica”. A análise das regressões mostrou que nas empresas da amostra o aumento do nível de independência do conselho fiscal interfere negativamente na divulgação de MN, e que a dualidade entre o presidente do conselho de administração e CEO variável GOV reduz a divulgação de MN, indicando evidências da presença de assimetria da informação nesses achados. Os resultados corroboram as hipóteses desse estudo, contribuindo com a determinação dos componentes e parâmetros sobre MN utilizados nos trabalhos acadêmicos, e para a verificação da existência de assimetria da informação nas divulgações sobre MN.


Palavras-chave


Modelo de Negócios; Assimetria da Informação; Teoria da Sinalização.

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